Como ser mais produtivo? Nós te ajudamos!

Muitas pessoas ao fazerem horas pós-expediente e percebem que elas são mais produtivas... o motivo delas serem mais produtivas é porque não tem ninguém para conversar, não se fala de futebol, família, política e se faz aquilo que deveria ter sido feito durante o expediente normal.

 

De uma maneira geral aumentar a produtividade é executar uma determinada tarefa ou serviço em menos tempo e com melhor qualidade.

 

Pensando nisso, lembro do modelo de qualidade 5S, que pode ser um dos pontos de partida para aumentar sua produtividade, além de outras dicas que você encontra em nosso canal do YouTube.

 

O 5S já é largamente conhecido e foi desenvolvido no Japão. Trata-se de uma filosofia de trabalho que pretende superar antigos hábitos. O método visa obter um local de trabalho ordenado, limpo, saudável e garantir o bem-estar das pessoas.

 

O programa mostra os cinco passos necessários para evitar desperdícios e organizar o trabalho, o ambiente, as informações e até nossa própria vida, aumentando a PRODUTIVIDADE!

 

1) Senso de Utilização/Descarte: Separar o que é útil do que não é, o que é necessário daquilo que é desnecessário. Separar os recursos disponíveis de acordo com a frequência de uso. Isso resultará nas seguintes vantagens: Liberação de espaço e melhor organização o que fará com que você aumente sua produtividade e a perca de tempo na procura em armários, arquivos, estantes, papéis, ferramentas e outros itens em excesso; Racionalização do uso de materiais e de equipamentos; Diminuição de custos, redução do desperdício e Local de trabalho mais saudável e apresentável.

 

2) Senso de Organização/Ordenação: É chegado o momento de ter um lugar para cada coisa, e mantê-las em seus lugares definidos, estabelecendo um sistema de comunicação visual que permita rápido acesso aos mesmos. Isso permitirá obter vários benefícios, entre eles: Redução de tempo e de custos; Melhor controle de estoques e de documentos; Utilização racional do espaço; Administração do tempo; Conforto para quem trabalha e Redução do risco de acidentes.

 

3) Senso de Limpeza: Além de manter a área de trabalho sempre limpa, também podemos mudar a disposição dos móveis, colocar uma planta no ambiente e melhorar a iluminação. A prática deste senso permite obter os seguintes resultados positivos: Melhor disposição para o trabalho; Motivação para a produtividade; Valorização da imagem da empresa; Conquista de clientes e Melhor apresentação dos produtos e de serviços.

 

4) Senso de Higiene/Saúde: Criar condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional. Isso reflete diretamente em: Redução de gastos com doenças e acidentes; Crescimento da autoestima e cuidados com a saúde; Diminuição dos riscos de contaminação; Reflexos positivos nos hábitos de higiene pessoal e Condições propícias à produtividade.

 

5) Senso de Autodisciplina/Ordem mantida: Trata-se de um processo contínuo, diário e permanente. É o momento da manutenção dos outros quatro sensos, de criar procedimentos para as atividades e fazer dos sensos um hábito. Isso implica rapidamente nos seguintes benefícios à empresa: Melhoria das relações humanas no trabalho; Manutenção de padrões mais elevados de qualidade com consequente satisfação dos clientes e Melhoria da imagem da empresa.

 

Esses 5S parecem tão óbvios (e de fato, são!) e logo somos seduzidos a iniciar imediatamente a sua implantação. Mas as atitudes e hábitos decorrentes da prática do modelo de qualidade 5S vão se chocar com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós.

 

Por isso, separei algumas dicas PRÁTICAS para você aumentar a sua PRODUTIVIDADE:

 

– Escolha um dia da semana para limpar sua mesa, sala, enfim o seu local de trabalho;

 

– Elimine tudo o que não estiver mais usando, arquive o que já foi resolvido. Evite acumular papéis. Faça isso de 15 em 15 dias;

 

– Para que sua mesa se mantenha sempre organizada é preciso que determine o local de cada coisa: livros, apostilas e papéis. Para facilitar, use produtos organizadores, existem muitos no mercado, desde separadores de arquivos, caixas plásticas, “porta-trecos”, etc;

 

– Tenha o básico do material de papelaria: lápis, caneta, borracha, grampeador, clips. O ideal é que guarde essas coisas no primeiro gaveteiro evitando desperdício de tempo;

 

– Para garantir sua produtividade tenha em mãos uma agenda;

 

– A medida que as atividades vão chegando, você deve ir resolvendo e arquivando;

 

– Separe 10 minutos antes de sair, olhe para sua mesa e faça uma rápida organização, quando chegar no dia seguinte, tudo estará organizado.

 

Veja que, embora aparentemente simples, não basta implantar o modelo, é preciso ter ação, atitude e hábito para mantê-lo. Então, que tal começar a praticar? Após conte-me suas experiências e dificuldades.

 

Grande abraço! 

Criado em: quinta, 21 de julho de 2022

modificado em : quinta, 04 de agosto de 2022

Você também pode gostar de:

Ver todas as publicações

3 Dicas para você se tornar um Líder melhor!

  • Líder
  • Treinamentos
quinta, 04 de agosto de 2022

Insatisfação no trabalho: culpa é minha ou da empresa?

  • Colaborador
quinta, 04 de agosto de 2022

Assine nossa Newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades da Grokker.