Muitas pessoas ao fazerem horas pós-expediente e percebem que elas são mais produtivas... o motivo delas serem mais produtivas é porque não tem ninguém para conversar, não se fala de futebol, família, política e se faz aquilo que deveria ter sido feito durante o expediente normal.
De uma maneira geral aumentar a produtividade é executar uma determinada tarefa ou serviço em menos tempo e com melhor qualidade.
Pensando nisso, lembro do modelo de qualidade 5S, que pode ser um dos pontos de partida para aumentar sua produtividade.
O 5S já é largamente conhecido e foi desenvolvido no Japão. Trata-se de uma filosofia de trabalho que pretende superar antigos hábitos. O método visa obter um local de trabalho ordenado, limpo, saudável e garantir o bem-estar das pessoas.
O programa mostra os cinco passos necessários para evitar desperdícios e organizar o trabalho, o ambiente, as informações e até nossa própria vida, aumentando a PRODUTIVIDADE!
1) Senso de Utilização/Descarte: Separar o que é útil do que não é, o que é necessário daquilo que é desnecessário. Separar os recursos disponíveis de acordo com a frequência de uso. Isso resultará nas seguintes vantagens: Liberação de espaço e melhor organização o que fará com que você aumente sua produtividade e a perca de tempo na procura em armários, arquivos, estantes, papéis, ferramentas e outros itens em excesso; Racionalização do uso de materiais e de equipamentos; Diminuição de custos, redução do desperdício e Local de trabalho mais saudável e apresentável.
2) Senso de Organização/Ordenação: É chegado o momento de ter um lugar para cada coisa, e mantê-las em seus lugares definidos, estabelecendo um sistema de comunicação visual que permita rápido acesso aos mesmos. Isso permitirá obter vários benefícios, entre eles: Redução de tempo e de custos; Melhor controle de estoques e de documentos; Utilização racional do espaço; Administração do tempo; Conforto para quem trabalha e Redução do risco de acidentes.
3) Senso de Limpeza: Além de manter a área de trabalho sempre limpa, também podemos mudar a disposição dos móveis, colocar uma planta no ambiente e melhorar a iluminação. A prática deste senso permite obter os seguintes resultados positivos: Melhor disposição para o trabalho; Motivação para a produtividade; Valorização da imagem da empresa; Conquista de clientes e Melhor apresentação dos produtos e de serviços.
4) Senso de Higiene/Saúde: Criar condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional. Isso reflete diretamente em: Redução de gastos com doenças e acidentes; Crescimento da autoestima e cuidados com a saúde; Diminuição dos riscos de contaminação; Reflexos positivos nos hábitos de higiene pessoal e Condições propícias à produtividade.
5) Senso de Autodisciplina/Ordem mantida: Trata-se de um processo contínuo, diário e permanente. É o momento da manutenção dos outros quatro sensos, de criar procedimentos para as atividades e fazer dos sensos um hábito. Isso implica rapidamente nos seguintes benefícios à empresa: Melhoria das relações humanas no trabalho; Manutenção de padrões mais elevados de qualidade com consequente satisfação dos clientes e Melhoria da imagem da empresa.
Esses 5S parecem tão óbvios (e de fato, são!) e logo somos seduzidos a iniciar imediatamente a sua implantação. Mas as atitudes e hábitos decorrentes da prática do modelo de qualidade 5S vão se chocar com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós.
Por isso, separei algumas dicas PRÁTICAS para você aumentar a sua PRODUTIVIDADE:
– Escolha um dia da semana para limpar sua mesa, sala, enfim o seu local de trabalho;
– Elimine tudo o que não estiver mais usando, arquive o que já foi resolvido. Evite acumular papéis. Faça isso de 15 em 15 dias;
– Para que sua mesa se mantenha sempre organizada é preciso que determine o local de cada coisa: livros, apostilas e papéis. Para facilitar, use produtos organizadores, existem muitos no mercado, desde separadores de arquivos, caixas plásticas, “porta-trecos”, etc;
– Tenha o básico do material de papelaria: lápis, caneta, borracha, grampeador, clips. O ideal é que guarde essas coisas no primeiro gaveteiro evitando desperdício de tempo;
– Para garantir sua produtividade tenha em mãos uma agenda;
– A medida que as atividades vão chegando, você deve ir resolvendo e arquivando;
– Separe 10 minutos antes de sair, olhe para sua mesa e faça uma rápida organização, quando chegar no dia seguinte, tudo estará organizado.
Veja que, embora aparentemente simples, não basta implantar o modelo, é preciso ter ação, atitude e hábito para mantê-lo. Então, que tal começar a praticar? Após conte-me suas experiências e dificuldades.
Aqui vai uma sugestão de uma live sobre produtividade que pode ajudar você! Clique aqui.
Grande abraço!
Se você deseja tornar a sua equipe mais produtiva e desenvolver outras competências profissionais na sua equipe, clique aqui!