É vantagem contratar estagiários?

Se você responde por eficiência na empresa, uma dúvida deve aparecer seguidamente para você: "tudo mudou tanto! Será que vale a pena ter estagiários hoje na empresa?"

Certamente o estagiário não é um profissional pronto. Ele está estudando ainda. Então talvez a complexidade das atividades não possa ser muito grande. Apesar disso, contar com estagiários pode ser algo muito positivo no trabalho!

Veja alguns dos benefícios que o estagiário traz para a empresa:

1. Agilidade na realização de atividades.

Estagiários são geralmente jovens e possuem energia e disposição para realizar as tarefas que lhes são atribuídas. Por causa disso, eles podem contribuir para agilizar a realização de algumas atividades, principalmente aquelas que demandam menos experiência.

2. Renovação de ideias.

Estagiários são alunos universitários, de ensino médio ou técnico, o que significa que eles trazem consigo ideias e conhecimentos atualizados sobre a sua área de atuação. Isso pode ajudar a renovar o pensamento da empresa e aprimorar a sua capacidade de inovação.

3. Formação de profissionais.

Um dos principais objetivos dos programas de estágio é permitir que os estudantes possam aprimorar seus conhecimentos teóricos com o contato com a prática. Dessa forma, as empresas que contratam estagiários podem contribuir significativamente para a formação de futuros profissionais mais qualificados que inclusive podem ser efetivados na empresa ao final do estágio, reduzindo, com isso, o risco de uma contratação equivocada, pois durante o estágio a empresa tem tempo suficiente para analisar as competências e o potencial dos estagiários.

4. Redução de custos.

A contratação de estagiários pode representar uma importante economia para as empresas, já que o valor da bolsa-auxílio geralmente é menor que o salário de um funcionário com carteira assinada. Além disso, sobre o valor da bolsa-auxílio não há incidência de alguns benefícios, como FGTS e 13º salário.

5. Flexibilidade na contratação.

Os programas de estágio possuem regras mais flexíveis do que a contratação com carteira assinada, como carga-horária menor se a empresa desejar, opção por rescindir a qualquer momento, e valores de bolsa-auxílio negociadas direto entre estudante e empresa, sem necessidade de intervenção ou aprovação do sindicato, por exemplo. Isso proporciona maior flexibilidade à empresa para ajustar as contratações às suas necessidades, contratando estagiários por um período curto, rescindindo ou renovando os contratos conforme a demanda.

Como vimos, pode ser muito vantajoso para as empresas a contratação de estagiários, pois é possível usufruir dos benefícios que esse tipo de profissional oferece, sem precisar investir muito em contratações que poderiam ser mais caras. É importante lembrar, no entanto, que é fundamental respeitar as normas que regem os programas de estágio, no sentido de oferecer uma experiência realmente benéfica para os estagiários, que possa contribuir ao máximo para o crescimento da empresa.

Criado em: quarta, 24 de maio de 2023

modificado em : quinta, 11 de janeiro de 2024

Assine nossa Newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades da Grokker.