Sinais de que sua equipe precisa se desenvolver!

O ano passado já é passado. E já é passada a hora de observar se sua equipe ou você mesmo precisa desenvolver novos conhecimentos e habilidades para enfrentar mais um ano de muitos desafios.

Você pode até contar com uma equipe de vendas (por exemplo) comprometida e esforçada, mas se ela não consegue se desenvolver em alguns pontos ou superar alguns obstáculos? Pode parecer normal, porém não é o ideal!

A causa mais provável dessa “estagnação” é que essa equipe precisa desenvolver novos conhecimentos e habilidades – ou ainda aprimorar as competências que eles já possuem. E para isso, não tem outra solução a não ser investir em treinamentos.

Existem sinais que mostram se sua equipe está necessitando de treinamentos. Confira abaixo alguns exemplos e veja se está na hora de capacitar o pessoal:

1 - As metas não são atingidas: Este é um sinal que pode demonstrar falha no desenvolvimento da equipe e que pode levantar algumas dúvidas: os colaboradores sabem exatamente quais são as metas a atingir? As metas são compatíveis com as competências individuais? A equipe tem conhecimento suficiente sobre o produto ou o serviço? Essas “pequenas” perguntas podem levantar belos motivos para focar em treinamento.

2 - Redução nas vendas: Este sinal é bastante grave, pois pode colocar em risco a saúde financeira da empresa.
Essa situação pode indicar alguns problemas internos, como a falta de técnicas apropriadas de vendas, atualização nas formas de atendimento ao cliente, falta de relacionamento com o cliente, má gestão do CRM, baixo entrosamento da equipe, etc.

3 - Baixa aderência dos colaboradores às atividades/projetos propostos pela empresa: essa falta de aderência pode ser diferente da tão conhecida "desmotivação", tais como: acúmulo de funções/atividades, falta de reconhecimento, salários incompatíveis, conflitos na empresa…

4 - Faltas ao trabalho: O colaborador sempre foi “aplicado” e de repente muda seu comportamento. O ponto aqui pode ir além de um simples descaso: falta de conhecimento técnico, falta de clareza em relação à importância do seu trabalho… Treinamento pode melhorar muito a situação.

5 - Os processos não são seguidos ou há retrabalho: Na execução das atividades é primordial seguir os procedimentos e processos definidos pela empresa, pois tem como objetivo a padronização, eficiência no atendimento e cumprimento de prazos. Baseado nisso é de extrema importância uma capacitação para preparar os colaboradores no uso das ferramentas e para mostrar a importância de se seguir os processos.

6) Postura inadequada: Se o colaborador tem atitudes inadequadas com seus colegas ou mesmo diante dos clientes, isso pode apontar que ele desconhece as regras e políticas da empresa. Aqui vale investir no alinhamento sobre a Visão, Missão, Valores e Regras de convívio da empresa. Isso também pode ser feito através de treinamento, apoiado, claro, pela prática dos gestores.

7) Reclamação dos clientes: Este caso pode apontar para pelo menos duas direções: ou seu cliente tem uma expectativa superior ao que foi entregue ou o vendedor está entregando abaixo do combinado. Vale aqui um treinamento de alinhamento em relação à experiência do cliente. É claro que para isso antes deve haver uma investigação.

8) Turnover alto: Esse é outro ponto que mexe com a saúde da empresa. É fundamental avaliar os motivos pelos quais os colaboradores deixam a empresa ou são demitidos. Alguns motivos, já citados acima como o baixo desempenho ou desengajamento podem ser neutralizados com treinamentos. Outro ponto a ser levado em consideração são os problemas com a liderança e ou com colegas. Mesmo que esses conflitos não terminem em desligamentos, podem gerar redução da produtividade, má qualidade da comunicação e por fim, desentendimentos que geram perdas de colaboradores… Uma capacitação sobre gerenciamento de conflitos pode ser uma opção. Quando o colaborador percebe que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e bem estar da equipe, o grau de engajamento e o sentimento de satisfação tendem a aumentar.

9) Falta de diferenciação diante ao concorrente: Sua equipe é forte, trabalha constantemente e ainda assim parece que seu cliente vê seu produto como mais um. Nesse caso precisa-se utilizar da criatividade, pro atividade, engajamento e uma atualização constante dos novos meios de negociação, técnicas de vendas, comercialização no mundo digital, enfim, investir na inovação.

10) Os colaboradores tem o conhecimento técnico, mas não conseguem levá-lo para a prática: Nos últimos anos, acompanhar as mudanças do mundo tem sido um desafio para as universidades. Formar profissionais com as competências necessárias para o mundo moderno está cada vez mais desafiador. Na prática, dificilmente um colaborador vai exercer uma atividade especifica; geralmente realiza várias; semelhantes mas diferentes entre si. E a lista de novas competências necessárias não para de aumentar. Os treinamentos internos das empresas podem e devem suprir esta necessidade.

Com estes sinais apontados acima, não restam dúvidas que treinar constantemente é a melhor opção para melhores resultados!

Para melhorar ainda mais o desempenho dos profissionais da sua empresa, nós podemos customizar todo o conteúdo de acordo com a sua necessidade, através dos Programas In Company. Dá uma olhada aqui! 

Time Grokker.

Criado em: sexta, 19 de maio de 2023

modificado em : quinta, 11 de janeiro de 2024

Assine nossa Newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades da Grokker.

Chat on WhatsApp